Opinião
Quem disse que não estudam?
Dezembro/2016 | Prof.ª Fátima Gaspar

Aproveitar o intervalo é muito importante na organização do estudo, para além de outros fatoreS. A sua utilização adequada contribui para o sucesso escolar.



Acontece que há alunos que, de forma descontraída, aproveitam o intervalo para tirar dúvidas e fazer exercícios, especialmente da área das ciências.É interessante ver a animação na discussão dos problemas, na partilha do saber em grupo.



Este é um tema atual, pois muito se fala de trabalhos de casa, verificando-se que existe uma enorme dificuldade em compatibilizar a atividade de estudante com outras de lazer como, por exemplo, desporto, "hobbies", relações interpessoais que assumem uma grande importância para o equilíbrio pessoal e sentimento de realização.



Muitas vezes os alunos estudam sob pressão, não fazendo a correta gestão do tempo ou também acontece terem várias tarefas escolares para o mesmo período de tempo, não conseguindo responder atempadamente às solicitações.



As matérias vão sendo mais complexas á medida que a escolaridade avança e é necessária uma maior autonomia na organização do trabalho, não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.



As situações de estudo sob pressão apenas levam a um estado excessivo de fadiga, confusões, receios, dificuldades de concentração e retenção.



O importante é terem uma vida equilibrada: haver tempo para estudar e descansar.